A intervenção tem como objetivo pensar o espaço interior de um pequeno apartamento em um bloco construído nos anos 70, no prolongamento de Vila, a capital da ilha de Ibiza. O racionalismo da arquitetura dessa época acaba impresso em cada uma das partes do edifício, desde o tratamento da volumetria exterior até a organização do programa funcional.
Antes da intervenção a planta, de 62 m2 construídos, se apresentava muito dividida, abrigando um hall, sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, dois dormitórios e dois pequenos terraços orientados a oeste. Os acabamentos a nível material estavam de acordo com a orientação construtiva desse tipo de edifício residencial: pisos de lajota e cerâmica, esquadrias de madeira de pinheiro envernizada, revestimento de paredes contínuos pintados em branco, azulejos 20×20 no banheiro e cozinha, e persianas de PVC. O mobiliário existente era um fiel testemunho do momento em que se construiu a habitação.
O esforço da reforma concentra-se em conseguir, com um orçamento bastante justo, um espaço mais arejado e luminoso, enquanto é acolhedor e funcional. Na planta, a mudança mais significativa é o aparecimento de um único espaço de relação que engloba as funções antes fragmentadas no hall, cozinha e sala de estar e jantar. É a área mais representativa com uma importante flexibilidade funcional. O resto da compartimentação foi mantido.
Quanto aos materiais, se coloca um piso laminado de madeira sintética em toda a planta, exceto nos terraços, onde se mantem a lajota, e no banheiro, onde se utiliza um porcelanato de 40×60. Também no banheiro, para dotá-lo de iluminação natural, foi substituída a divisória que o separava da sala, por um vidro translucido.
A iluminação artificial é resolvida, principalmente, de maneira indireta, integrando as fontes de luz lineares em elementos de compartimentação e mobiliário. O mobiliário é o mínimo indispensável para desempenhar as diferentes funções e seu acabamento vai de acordo com a reduzida palheta de materiais utilizados na intervenção.
- Ano de construção: 2011